SONESP | Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo

Atendimento : Segunda a Sexta - 8h00 às 18h00
  Contato : +11-5579-1242

SONESP 30 Anos

SONESP 30 ANOS: EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) é fundada em 24 de setembro de 1981 com a proposta de contribuir, no âmbito regional, com a modernização e capilarização das atividades da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) – entidade que havia sido fundada duas décadas antes, em 1960. A primeira ata de registro da fundação da nova entidade foi assinada pelos principais membros de sua primeira diretoria, composta por: Arthur Beltrame Ribeiro (Presidente), Nestor Schor (Secretário) e Jenner Cruz (Tesoureiro). As diretorias que foram formadas dentro do escopo de atuação da SONESP seriam impulsionadas pela atuação crescente e dinâmica dos nefrologistas das cidades do interior paulista que, no ano de 1985, criariam o 1º Encontro Nefrológico do Interior Paulista, realizado na cidade de São José do RioPreto, sob a direção de Horacio José Ramalho.

Assentado em estrutura informal e de baixo custo, o evento logo se transformaria em Encontro Paulista de Nefrologia, e estrearia sob novo título em Ribeirão Preto, em 1988, caracterizadopela excelência científica e pela informalidade, sob a direção do Dr. Agenor Spallini Ferraz.
É na Regional de Ribeirão Preto que surgem quadros técnicos e associativos que empurram o núcleo de São Paulo para sua atual configuração de SOCIEDADE DE NEFROLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O Encontro do Interior Paulista se transformaria num dos mais importantes eventos científicos da nefrologia brasileira O CONGRESSO PAULISTA DE NEFROLOGIA (CPN).
É neste processo que o organismo regional ganha corpo e estrutura econômico-financeira para promover diferentes projetos. Os investimentos de trabalho e recursos financeiros são capazes de sustentar uma sede própria e veículos de comunicação que procuram tratar dos temas relacionados à nefrologia e a atividade associativa.
Exemplo disso se deu com a criação do boletim informativo NEFRO-São Paulo e da primeira página eletrônica da entidade.
Com isso, a credibilidade pública da nova entidade se ampliou com a interlocução com setores governamentais e parlamentares, em especial com a prefeitura de São Paulo, com a qual o diálogo tem produzido resultados objetivos e observáveis.
A multiplicação das campanhas de prevenção apresentaram excelentes frutos e a sedimentação da relação SONESP-UNIVERSIDADES, propiciaram a maturação do CURSO DE RECICLAGEM que ganhou tradição em todo o país.

As periódicas reformulações estatutárias permitiram a maior representatividade de todas as regiões do território paulista e a incorporação de novos quadros associativos.
Também foi dentro do escopo da SONESP que foi criado o mais tradicional prêmio científico da Nefrologia Brasileira: o prêmio MAGALDI. A premiação, de periodicidade bi-anual, foi criada para estimular a investigação nefrológica de forma mais ampla e também como maneira de homenagear o primeiro presidente da entidade nacional SBN, Prof. Dr. José de Barros Magaldi.
O 1º Prêmio Magaldi foi concedido pela SONESP no ano de 2003 e se mantém até hoje. São aceitos trabalhos relacionados a temas de Nefrologia Experimental, Nefrologia Clínica (Insuficiência Renal Crônica, Insuficiência Renal Aguda, Glomerulopatias, Nefrolitíase, Doenças Císticas Renais, Tubulopatias, Infecção Urinária e similares), Tratamento Dialítico, Transplante Renal e Hipertensão Arterial.
Mais tarde, em 2011, a SONESP avançou com a criação do Prêmio Massola. Desta vez, voltado como incentivo à investigação do método de diálise peritoneal como terapia renal substitutiva e criado em homenagem a um importante nefrologista o Prof. Dr. Vicente Cesar Massola.

Após 30 anos em atividades, a SONESP segue em constante evolução via expansão de eventos científicos em suas diferentes sub-regiões e disposta a formar novas lideranças para a atividade associativa da nefrologia.